Provavelmente, você já sabe que as plataformas elevatórias são excelentes ferramentas para o objetivo de facilitar o trabalho em altura, mas você sabe das diferenças entre as plataformas?
Primeiramente, elas são utilizadas por profissionais que realizam serviços de manutenção em ambientes internos, como fábricas e shoppings, ou em ambientes externos, como construções, galpões, fachadas e jardins, além de promover segurança e otimizar o tempo.
No entanto, você conhece bem os distintos tipos que existem e as diferenças das plataformas disponíveis no mercado? Nesta matéria, vamos explicar um pouco sobre os modelos com os quais trabalhamos, sanando as principais dúvidas que podem surgir na hora de alugar ou comprar nossas plataformas elevatórias.
Antes de mais nada, vale ressaltar que a gama de funcionalidades e diferenças dessas plataformas elevatórias é gigante e para cada tipo, vamos exemplificar de que modo elas podem ser aplicadas também.
Com isso, é importante saber que trabalhamos com os modelos: plataforma tesoura, plataforma articulada elétrica, plataforma articulada à base de combustão, mini plataforma tesoura e escada elétrica. Portanto, venha conhecer melhor sobre cada as diferenças das plataformas:
Plataforma elevatória tesoura
Certamente este modelo é um dos mais conhecidos. Tem esse nome em virtude do movimento que o seu mecanismo realiza, pois ele levanta a sua base de trabalho como se fosse uma tesoura cortando. É importante salientar que as suas elevações ocorrem no modo vertical.
Dentre as plataformas que temos desse tipo, o modelo 2646ES é o que suporta mais peso de carga e maior altura de trabalho. Tendo em vista a resistência máxima de carga equivalente ao máximo de 454 kg (sendo 2 pessoas + ferramentas e a altura equivalente a 9,80m)
Assim sendo, para suas funcionalidades, a plataforma elevatória tesoura é abastecida à base de eletricidade. Ademais, ela pode ser indicada para as seguintes ocasiões:
- Quando a necessidade é o carregamento de grande peso;
- Quando precisa-se de maior espaço, pois ela permite que mais de uma pessoa opere sobre ela, simultaneamente;
- Quando o operador precisará realizar mais de uma tarefa, bem como: serviços industriais, construções civis, aplicação de outdoor, pintura, limpeza, instalações estruturais (serviços de rede e telefonia, ar-condicionado, linhas de incêndio, peças de comunicação visual), entre outros.
Portanto, suas possibilidades de aplicações são mais vastas e há mais conforto ao trabalhador!
Plataforma elevatória articulada
Esse tipo de plataforma é fortemente reconhecido por promover versatilidade e produtividade. O seu nome tem relação com a sua estrutura, que é composta por rodas e um braço comprido e articulado, lembrando uma girafa ou uma lança. Seu funcionamento ocorre de modo horizontal e vertical.
Levando em consideração as plataformas que temos desse tipo, o modelo Z45/25J DC (com JIB) é o que suporta mais peso de carga e maior altura de trabalho, sendo a resistência máxima de carga equivalente ao máximo de 227 kg (sendo 2 pessoas + ferramentas), enquanto a altura de trabalho é equivalente a 15,90m.
A partir disso, os modelos de plataformas elevatórias articuladas que possuímos são abastecidos por eletricidade. Suas aplicabilidades correspondem para:
- Locais de difícil acesso, tais como: corredores estreitos, terrenos irregulares, entre outros;
- Serviços de jardinagem, como poda de árvores. Nesse caso, o jardineiro é elevado e tem toda a comodidade para trabalhar;
- Serviços mecânicos de grande porte, elétricos e eletrônicos.
Plataforma articulada à base de combustão
Você já conheceu um pouco sobre o modelo de plataforma articulada. Incrível, não é?
Quem tem uma não abre mão, pois ela alcança lugares restritos de forma lateral e diagonal. Além, é claro, da sua velocidade de deslocamento e elevação, que a torna uma ferramenta ímpar.
Outro modo de abastecer o combustível da plataforma articulada é por combustão. Você já conhecia?
Além disso, os modelos à base de combustão podem se locomover com maior facilidade em áreas irregulares, tais como areia e barro. Visto que são muito utilizados em construções civis, quando as obras estão em fase inicial ou intermediária.
Mini plataforma tesoura
Se você precisa de um modelo compacto e de fácil locomoção, você encontrou agora: mini plataforma elevatória tesoura, sendo que o modelo que temos disponível em nosso espaço fabril é o NANO 6.6 e 8.0
Além disso, sua capacidade de carregamento de cargas corresponde a 140 kg com um operador, enquanto a sua altura máxima de trabalho é de 6.6 ou 8.0 metros
Ela é o equipamento perfeito para quem busca praticidade e agilidade. Sob o mesmo ponto de vista, suas aplicabilidades proporcionam:
- Fácil acesso para ambientes internos, como portas e elevadores, o que a torna ideal para prédios comerciais e hotéis;
- Comporta até 460 kg,
- Fácil transporte, pois ela pode ser locomovida sobre pequenos utilitários, como Saveiro, Montana, Strada etc.;
- Máximo acesso, pois permite tração manual e giro 260º;
- Segurança máxima, pois atende às exigências das normas regulamentadoras NR18 e NR33.
Escada elétrica
Outro equipamento que é, literalmente, uma mão na roda é a escada elétrica. Afinal, ela se destaca pela sua praticidade no transporte e na operação!
Por fim, nosso modelo LiftPod é o nosso lançamento em plataformas elevatórias, mais precisamente, uma escada elétrica que atende a altura máxima de 5,94 metros, suportando uma carga máxima de 150 kg. Outrossim, seu nível de funcionamento se dá por bateria ou por parafusadeira elétrica.
Assim como a mini plataforma tesoura, a escada elétrica também oferece fácil transporte, pois pode ser carregada em caminhonetes pequenas. Dentre esses tipos de plataformas elevatórias, qual mais atenderia às suas necessidades?
Entre em contato com o nosso time de Vendas pelo e-mail: comercial@singularplataformas.com.br, estamos à disposição para sanar as suas dúvidas!
Leia também: Locação pode ser a solução ideal!