A importância da manutenção preventiva
As Plataformas elevatórias precisam de manutenção preventiva para manter a qualidade, bom funcionamento e durabilidade do aparelho, além de ser obrigatória.
As Plataformas elevatórias são equipamentos para trabalhos em altura, usadas em diversas atividades, como: construção, instalação, inventário, manutenção, pintura, etc. Trata-se de um equipamento muito útil por fornecer suporte para trabalhos em altura, mas como qualquer equipamento ela necessita de manutenção preventiva.
Elas podem ser usadas por meio elétrica ou a diesel, sendo geralmente utilizadas no lugares de andaimes ou similares. As Plataformas elevatórias não exigem instalação, cenário que economiza tempo e mão de obra na elevação de pessoas e materiais.
As revisões devem ser executadas por profissionais treinados, pois um erro pode causar problemas. Durante a operação da Plataforma existem chances do operador se ferir e para reduzir qualquer possibilidade de acidente. Causados por falha do equipamento é fundamental realizar manutenções preventivas.
Serviço de manutenção
Vale ressaltar que o serviço de manutenção preventiva da Plataforma elevatória deve ser feito periodicamente, e não apenas em momento de falhas graves ou de desgastes na Plataforma. Visto que está, também, intimamente ligada à segurança e eficácia do aparelho.
A manutenção de Plataforma elevatória tem diversas finalidades e periodicidades que devem seguir os manuais técnicos da máquina. Uma boa manutenção de Plataforma elevatória baseia-se no histórico da máquina, falhas passadas e revisões anteriores que, como o próprio nome sugere, têm como função prevenir possíveis defeitos. Ao avaliar os riscos e ao trocar as peças, quando é preciso.
Apesar de a manutenção de Plataforma elevatória poder ser realizada como uma forma de prevenção a problemas, a correção pode ser feita quando a falha já se apresenta, corrigindo o problema.
Além disso, a manutenção de Plataforma elevatória pode cuidar de pequenos reparos emergenciais, aplicados em momentos de extrema necessidade. Bem como avaliações específicas, como, por exemplo, a revisão estrutural e em partes elétricas, eletrônicas, hidráulicas e também mecânicas.
Acidentes mais comuns
Dentre os acidentes mais comuns em Plataformas elevatórias, podemos citar as quedas, colisões, atropelamentos e contato com eletricidade.
Além disso, a Norma Regulamentadora 18 (NR 18) determina manutenção preventiva de acordo com as recomendações do fabricante.
As máquinas que ficam paradas por um período superior a três meses devem ser submetidas à manutenção antes do retorno à operação.
A manutenção preventiva das Plataformas podem ajudar a empresa a não ter um equipamento inutilizado ou a sofrer processos trabalhistas por decorrência de acidentes nas Plataformas por falta de manutenção.
Conte com o Grupo Singular e Hortoman! Nós temos todo o suporte necessário para suas Plataformas elevatórias!
Veja mais:
Plataformas Elevatórias: Preze pela sua segurança!
O que fazer para evitar problemas ao trabalhar com uma Plataforma elevatória?