Singular Plataformas

A importância da manutenção preventiva

A importância da manutenção preventiva

A importância da manutenção preventiva

As Plataformas elevatórias precisam de manutenção preventiva para manter a qualidade, bom funcionamento e durabilidade do aparelho, além de ser obrigatória.

 

As Plataformas elevatórias são equipamentos para trabalhos em altura, usadas em diversas atividades, como: construção, instalação, inventário, manutenção, pintura, etc. Trata-se de um equipamento muito útil por fornecer suporte para trabalhos em altura, mas como qualquer equipamento ela necessita de manutenção preventiva.

Elas podem ser usadas por meio elétrica ou a diesel, sendo geralmente utilizadas no lugares de andaimes ou similares. As Plataformas elevatórias não exigem instalação, cenário que economiza tempo e mão de obra na elevação de pessoas e materiais.

As revisões devem ser executadas por profissionais treinados, pois um erro pode causar problemas. Durante a operação da Plataforma existem chances do operador se ferir e para reduzir qualquer possibilidade de acidente. Causados por falha do equipamento é fundamental realizar manutenções preventivas.

Serviço de manutenção

 Vale ressaltar que o serviço de manutenção  preventiva da Plataforma elevatória deve ser feito periodicamente, e não apenas em momento de falhas graves ou de desgastes na Plataforma. Visto que está, também, intimamente ligada à segurança e eficácia do aparelho.

 A manutenção de Plataforma elevatória tem diversas finalidades e periodicidades que devem seguir os manuais técnicos da máquina. Uma boa manutenção de Plataforma elevatória baseia-se no histórico da máquina, falhas passadas e revisões anteriores que, como o próprio nome sugere, têm como função prevenir possíveis defeitos. Ao avaliar os riscos e ao trocar as peças, quando é preciso.

 Apesar de a manutenção de Plataforma elevatória poder ser realizada como uma forma de prevenção a problemas, a correção pode ser feita quando a falha já se apresenta, corrigindo o problema.

 Além disso, a manutenção de Plataforma elevatória pode cuidar de pequenos reparos emergenciais, aplicados em momentos de extrema necessidade. Bem como avaliações específicas, como, por exemplo, a revisão estrutural e em partes elétricas, eletrônicas, hidráulicas e também mecânicas.

 

 Acidentes mais comuns

Dentre os acidentes mais comuns em Plataformas elevatórias, podemos citar as quedas, colisões, atropelamentos e contato com eletricidade.

Além disso, a Norma Regulamentadora 18 (NR 18) determina manutenção preventiva de acordo com as recomendações do fabricante. 

As máquinas que ficam paradas por um período superior a três meses devem ser submetidas à manutenção antes do retorno à operação.

A manutenção preventiva das Plataformas podem ajudar a empresa a não ter um equipamento inutilizado ou a sofrer processos trabalhistas por decorrência de acidentes nas Plataformas por falta de manutenção.

Conte com o Grupo Singular e Hortoman! Nós temos todo o suporte necessário para suas Plataformas elevatórias! 

Veja mais:

Plataformas Elevatórias: Preze pela sua segurança! 

O que fazer para evitar problemas ao trabalhar com uma Plataforma elevatória? 

Deixe uma resposta

Fechar Menu