Singular Plataformas

Danos elétricos: aprenda a reconhecer e evitá-los

Danos elétricos: aprenda a reconhecer e evitá-los

Os danos elétricos em uma plataforma elevatória pode prejudicar o seu serviço, ou até mesmo causar acidentes graves!

Os motivos que fazem este dano aparecer são variados, mas a prevenção é bem simples.

Quer saber mais? Então, continue lendo este artigo!

Danos elétricos: como surgem?

Existem três principais motivos que fazem surgir danos elétricos na plataforma. Um deles é o desgaste natural da máquina, mesmo com manutenções, ela tem seu tempo de vida útil, quando a parte elétrica começa a apresentar muitos problemas, já não é recomendado o uso dela.

O outro é por negligência da manutenção. Na tentativa de dar uma melhorada no caixa, há quem deixe de realizar as manutenções, contudo, elas existem justamente para evitar qualquer problema com a plataforma.

Por último, são os fatores externos que podem ser acidentes e até efeitos climáticos, a exemplo de quando um raio pode cair na plataforma.

Reconhecimento e cuidados

A inspeção, feita antes de subir na plataforma, é fundamental para localizar possíveis problemas na parte elétrica.

Fique atento com:

  • Fios desencapados, ou desgastados;
  • Fiação incorreta;
  • Bateria suja;
  • Indicadores luminosos que não funcionam;
  • Voltagem errada;
  • Dispositivos de segurança desativados;
  • Dentre outros.

Uma boa checagem na máquina dá conta de localizar possíveis problemas.

Mas, não se esqueça de manter alguns cuidados para evitar o surgimento de qualquer dano na parte elétrica.

Realizar, com frequência, limpeza nas baterias, tampas dos bocais e orifícios que não tenham proteção.

Com um tempo, a bateria vai formando uma camada de zinabre, fruto da oxidação do cobre ou de ligas metálicas que possuem cobre. Esta crosta impede a passagem de corrente elétrica, podendo prejudicar o funcionamento da bateria.

Ao limpar, isole a bateria, começando pela retirada do pólo negativo e depois o positivo, limpe-a e lembre-se apenas de usar vaselina nos terminais, assim evita a corrosão. Para reconectar, comece pelo cabo positivo e depois o negativo.

Outro cuidado essencial é chamar um técnico para verificar a fiação, o funcionamento dos dispositivos de segurança, falhas de linhas de energia e qualquer outro componente da parte elétrica. Este cuidado você obtém mantendo a manutenção em dia.

Um cuidado mais específico é com a presença de tempestade no local. Evidentemente, as plataformas são um grande condutor de eletricidade, então, quando um raio cair nela, ela se tornará altamente perigosa.

Então, se começar a chover, o recomendado é suspender o uso e, caso ela seja atingida por um raio, aguardar o tempo até que ela esteja totalmente descarregada.

Existem danos elétricos nas plataformas elevatórias que podem ser inevitáveis, afinal não temos o total controle dos ambientes externos.

Contudo, com alguns cuidados simples de manter a manutenção em dia e a limpeza das baterias já ajuda a prevenir, permitindo uma maior vida útil da plataforma.

Saiba mais: Singular Plataformas

Deixe uma resposta

Fechar Menu