Os danos elétricos em uma plataforma elevatória pode prejudicar o seu serviço, ou até mesmo causar acidentes graves!
Os motivos que fazem este dano aparecer são variados, mas a prevenção é bem simples.
Quer saber mais? Então, continue lendo este artigo!
Danos elétricos: como surgem?
Existem três principais motivos que fazem surgir danos elétricos na plataforma. Um deles é o desgaste natural da máquina, mesmo com manutenções, ela tem seu tempo de vida útil, quando a parte elétrica começa a apresentar muitos problemas, já não é recomendado o uso dela.
O outro é por negligência da manutenção. Na tentativa de dar uma melhorada no caixa, há quem deixe de realizar as manutenções, contudo, elas existem justamente para evitar qualquer problema com a plataforma.
Por último, são os fatores externos que podem ser acidentes e até efeitos climáticos, a exemplo de quando um raio pode cair na plataforma.
Reconhecimento e cuidados
A inspeção, feita antes de subir na plataforma, é fundamental para localizar possíveis problemas na parte elétrica.
Fique atento com:
- Fios desencapados, ou desgastados;
- Fiação incorreta;
- Bateria suja;
- Indicadores luminosos que não funcionam;
- Voltagem errada;
- Dispositivos de segurança desativados;
- Dentre outros.
Uma boa checagem na máquina dá conta de localizar possíveis problemas.
Mas, não se esqueça de manter alguns cuidados para evitar o surgimento de qualquer dano na parte elétrica.
Realizar, com frequência, limpeza nas baterias, tampas dos bocais e orifícios que não tenham proteção.
Com um tempo, a bateria vai formando uma camada de zinabre, fruto da oxidação do cobre ou de ligas metálicas que possuem cobre. Esta crosta impede a passagem de corrente elétrica, podendo prejudicar o funcionamento da bateria.
Ao limpar, isole a bateria, começando pela retirada do pólo negativo e depois o positivo, limpe-a e lembre-se apenas de usar vaselina nos terminais, assim evita a corrosão. Para reconectar, comece pelo cabo positivo e depois o negativo.
Outro cuidado essencial é chamar um técnico para verificar a fiação, o funcionamento dos dispositivos de segurança, falhas de linhas de energia e qualquer outro componente da parte elétrica. Este cuidado você obtém mantendo a manutenção em dia.
Um cuidado mais específico é com a presença de tempestade no local. Evidentemente, as plataformas são um grande condutor de eletricidade, então, quando um raio cair nela, ela se tornará altamente perigosa.
Então, se começar a chover, o recomendado é suspender o uso e, caso ela seja atingida por um raio, aguardar o tempo até que ela esteja totalmente descarregada.
Existem danos elétricos nas plataformas elevatórias que podem ser inevitáveis, afinal não temos o total controle dos ambientes externos.
Contudo, com alguns cuidados simples de manter a manutenção em dia e a limpeza das baterias já ajuda a prevenir, permitindo uma maior vida útil da plataforma.
Saiba mais: Singular Plataformas