Singular Plataformas

Posso usar uma plataforma elevatória perto de redes elétricas?

Posso usar uma plataforma elevatória perto de redes elétricas?

A plataforma elevatória é uma aliada para os mais diversos tipos de serviços em altura. Indo desde a construção civil até jardinagem. Por ser o meio mais seguro para elevar o colaborador até o serviço, muitas pessoas ignoram certos cuidados, expondo ele a certos perigos. Um deles é a realização de trabalhos em altura próximo de redes elétricas, ou a manutenção delas. 

Este é o assunto que vamos abordar neste artigo!

Plataforma elevatória vs redes elétricas

Para qualquer serviço em altura, você já sabe, as plataformas elevatórias são a solução. 

Mas, em se tratando de rede elétrica, é preciso prestar atenção em algumas coisas. 

O cesto, em que o trabalhador fica,  não vem com isolamento, ou seja, se alguma carga o atingir, ele irá recebê-la e causará acidentes. Para que o cesto não seja um bom condutor, é preciso pedir à fábrica que ele seja isolado. 

A outra é a distância de redes de alta tensão. 

Pensando no exemplo da poda da árvore perto de uma rede elétrica.

Como o cesto não é isolado, recomenda-se uma distância mínima de 3 metros de qualquer rede elétrica . Segue uma tabela do fabricante JLG.

Isso garante que os arcos elétricos não atinjam a plataforma, prevenindo de possíveis acidentes. 

Por fim, sempre ouça o operador da plataforma, ele é treinado para entender os cenários de risco, se ele não recomendar o uso, então não use.

As plataformas elevatórias são essenciais para dar mais segurança e eficiência em trabalhos em altura. Contudo, perto de redes elétricas, é importante estar atento ao uso delas. 

Muitas pessoas esquecem que estamos falando de um maquinário que possui alta capacidade de condução elétrica.

Então, se for possível, peça o isolamento do cesto, onde o colaborador irá estar. Mas, se isso não for possível, o indicado é estar distante da rede. 

E, independente de tudo isso, sempre ouça o operador da plataforma, ele é treinado justamente para dizer se o trabalho é seguro ou não! 

Usar as plataformas facilita demais o trabalho em altura, mas é sempre preciso ficar atento aos possíveis riscos no trabalho.

Saiba mais: Singular Plataformas

Deixe uma resposta

Fechar Menu