Treinamento constante garante agilidade e segurança
Treinamento constante: Trabalhar com altura é uma atividade que sempre requer cuidado redobrado e precisa de muita atenção no uso de máquinas, para evitar acidentes de trabalho.
No caso de equipamentos com altura considerável, como é o caso da plataforma elevatória, é necessário ter treinamento constante e seguir uma série de normas de segurança para usá-la do modo correto.
Quando para realizar o trabalho é necessário estar fora do chão, o trabalhador deve seguir as regras descritas na NR 35, a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho (atualmente chamado de Ministério da Economia), na qual reforça, no item 35.5, a importância do uso do cinto de segurança, do elemento de ligação e explica sobre o sistema de proteção conta quedas, e outros pontos importantes.
Além da NR 35 há também a NR 18, norma regulamentadora na qual se tem uma explicação melhor a respeito do treinamento da plataforma elevatória, que deve ser feito regularmente e ensina aos alunos a respeito de planejamento e prevenção ao realizar atividades em transportes elevados, a fim de se evitar acidentes com os funcionários que estão fazendo a atividade e garantir a integridade física dos transeuntes do local.
Nesse treinamento, o aluno vai conhecer mais detalhadamente os perigos que envolvem o trabalho de operar plataformas, aprendendo assim a manuseá-las de forma segura e evitar problemas. Além disso, depois de passar pelas lições práticas e teóricas que o treinamento oferece, o operador conseguirá distinguir as situações de instalação e avaliar se a máquina está em condições de ser utilizada sem oferecer risco a ninguém.
Entre as normas que precisam ser seguidas estão a saída sempre pela porta localizada na lateral da plataforma, mesmo que o trabalhador já esteja dentro do equipamento e na altura necessária para começar a operação. É considerado um erro de operação se o funcionário sair do cesto por cima da máquina, podendo inclusive correr o risco de sofrer uma queda e se machucar. Sair da cesta somente após a plataforma estar na posição correta, assim como o uso constante do cinto de segurança a e o uso da linha de vida com o guarda corpo conectado também são de fundamental importância para que o trabalho seja realizado de forma segura.
Por fim, é importante o operador verificar também se a máquina está apoiada em alguma estrutura que ofereça estabilidade, pois a plataforma elevatória já conta com a estabilidade necessária para garantir o equilíbrio do trabalhador e o funcionamento correto da máquina.
Leia também: “Escadas e Andaimes são coisas do passado”