O trabalho em altura é considerado perigoso, uma vez que existe a possibilidade de acontecer um acidente durante a execução desse tipo de atividade. Por conta disso, ele está previsto pela norma regulamentadora NR35, que define esse tipo de trabalho como aquele em que há risco de o operador sofrer uma queda, ou seja, que pode colocar a vida de alguém em risco. Para realizar esse tipo de serviço, é fundamental que o profissional que vai fazer a operação da máquina tenha recebido o treinamento adequado e utilize os equipamentos de segurança, principalmente quando tiver a pelo menos 2 metros de altura.
Para realizar esse tipo de serviço, que também pode ser chamado de trabalho aéreo, as plataformas elevatórias utilizadas são a articulada e a tesoura, pois são indicadas para trabalhos na área de construção porque conseguem posicionar os operadores dentro de uma cesta. O uso desse tipo de equipamento torna trabalhos como instalações, construção e pintura muito mais seguros e eficazes do que se os operadores fossem fazer esse tipo de serviço em um andaime, uma vez que as plataformas elevatórias possuem grade de proteção e outros equipamentos que garantem a segurança do operador.
Para simular as operações quando existe dúvida sobre a altura necessária para realizar o trabalho e a distância que será percorrida, é utilizado o gráfico de carga para determinar qual é a plataforma elevatória ideal para ser usada nesse tipo de trabalho. Além dele, são usadas também as tabelas de carga, que definem qual é o peso máximo que um veículo pode carregar sem causar algum dano, como provocar um acidente ou comprometer o funcionamento do veículo. Essas tabelas têm como objetivo reunir os parâmetros operacionais da máquina, a fim de facilitar a consulta desses dados para sejam devidamente respeitados, pois é fundamental levar em consideração os dados presentes nesses documentos para que o serviço seja feito da forma correta. As tabelas informações que os fabricantes obtiveram por meio de testes, nos quais foram levados em consideração itens como carga estática, superfície de apoio firme e cabo de içamento.
Além disso, é importante levar em consideração que as tabelas não têm como antever algumas situações que podem ocorrer durante o uso do equipamento, como aceleração, falta de manutenção da máquina, choques, içamento de pessoas, situações adversas que foram causadas pelo tempo, falta de experiência ou erros de operação. Esses dados são fundamentais para evitar erros durante a execução do trabalho e prevenir acidentes.
Nos siga no instagram!
Leia também: “Treinamento constante garante agilidade e segurança”