Primeiramente, precisamos saber que a maioria das baterias de plataformas elevatórias são do tipo tracionária chumbo-ácido, ou seja, baterias que possuem capacidade de fornecer corrente alta por um longo tempo, diferente de baterias automotivas, que possuem capacidade de fornecer uma corrente de partida alta. Por isso não podemos utilizar baterias automotivas em plataformas, pois ela não irá aguentar o ciclo de trabalho minimamente.
O composto interno também varia, pois temos de lítio (sendo uma tecnologia mais nova e ainda pouco utilizada no Brasil) e chumbo-ácido, sendo esta a mais frequente.
Vamos falar aqui apenas das baterias chumbo-ácido que precisam de manutenção.
1- Cuidado diário
Todos os dias, antes e depois do uso, o operador precisa olhar o nível de água da bateria. É comum usar o termo “água de bateria”, mas na verdade o que temos dentro de cada bateria é uma solução de ácido sulfúrico, que devido a reações químicas, perde H20 e então precisamos repor. Devemos completar apenas com água desmineralizada. Nunca água de torneira ou qualquer outro tipo de água. Verifique com cada fabricante o nível correto de solução que as baterias precisam trabalhar. A limpeza dos polos também é fundamental, pois com o tempo o polo de bateria apresenta ZINABRE, resultado das reações químicas e isto pode comprometer seriamente a bateria.
2- Carregamento correto
Recomenda-se que todos os dias as baterias sejam recarregadas, por pelo menos 8 horas, mesmo que não utilizadas. Isto para manter a “saúde” interna da bateria e evitando que ela descarregue por completo. Caso você tenha bateiras em seu estoque, é necessário uma carga a cada semana pelo menos.
3- PROIBIDO descarga profunda
a. Quando estamos utilizando uma plataforma de baterias chumbo-ácido, devemos ficar atento à operação correta do equipamento para que as baterias não percam sua carga por completo, pois isto compromete muito a vida útil da bateria. Isto pode causar ainda a condenação da bateria por completo. Então quando a plataforma estiver indicando que a bateria está baixa, devemos colocar na tomada imediatamente.
Podemos definir então um ciclo simples para as baterias: Checagem, carga completa, uso correto
Estas são algumas dicas sobre as baterias e como utilizá-las de forma correta. Ficou com dúvidas? Entre em contato com nosso time.
Leia também: “Treinamento constante garante agilidade e segurança”