Cuidados na hora da operação: A plataforma elevatória é um equipamento muito útil, principalmente para realizar serviços na área de construção civil, mas que precisa ser usado com muito cuidado. É necessário ter cautela quando for usar esse tipo de máquina, para evitar que aconteçam acidentes e erros de operação. Por conta disso, é importante o operador prestar atenção em alguns detalhes que podem causar problemas se não forem observados, como, por exemplo, a distância que a máquina consegue percorrer, a altura máxima que ela pode alcançar, os procedimentos de segurança que devem ser feitos antes e depois de operar o equipamento e outros itens que garantem o uso correto da plataforma elevatória.
Para garantir que todas as partes da máquina serão verificadas corretamente e que todos os procedimentos de segurança foram realizados corretamente, é importante fazer uso de listas que ajudem a lembrar o que deve ser conferido sempre que for usar a plataforma elevatória para realizar algum serviço, evitando assim problemas no futuro. É fundamental que os procedimentos de checagem sejam feitos antes, durante e depois de usar a plataforma, pois assim é mais fácil de detectar problemas que possam existir e resolvê-los antes que causem algum prejuízo, o que evita o comprometimento do serviço caso a máquina pare de funcionar durante o uso. Além disso, essa prática tem o objetivo de prevenir contra acidentes e erros de operação.
Para garantir que todos os itens serão verificados da maneira correta e que nenhum deixará de ser feito, uma alternativa que pode facilitar bastante essa checagem é o uso das checklists diárias, que auxiliam o operador quando ele for fazer a conferência dos itens. Essas checklists costumam ser disponibilizadas pelo fabricante do equipamento, e nesse caso elas ficam disponíveis no manual de operação e segurança.
Outros itens que devem ser verificados antes de usar as plataformas elevatórias são os pneus, pois se eles não estiverem bem calibrados e no nível correto, essa condição inadequada pode acabar causando um acidente. Além disso, é muito importante verificar se as estruturas apresentam algum dano e também conferir se há algum problema na parte hidráulica, a fim de observar se os cabos estão bem conectados e se tem algum vazamento acontecendo. É fundamental também fazer uma conferência para ver se os equipamentos de segurança estão em bom estado, assim como verificar os dispositivos de segurança e também se há algum objeto que possa atrapalhar o uso da plataforma elevatória.
Nos siga no instagram!
Leia também: “Treinamento constante garante agilidade e segurança”