Singular Plataformas

Dicas de segurança na operação das Plataformas elevatórias

Dicas de segurança na operação das Plataformas elevatórias

 Adotar as medidas de segurança nas Plataformas elevatórias é essencial para a integridade dos trabalhadores e também para qualidade dos serviços. Para isso, é necessário entender como funciona uma Plataforma elevatória  e também como operar uma. Desta maneira, evita-se riscos e graves acidentes.

Antes de mais nada, vale falar que as Plataformas elevatórias são equipamentos utilizados para trabalhos em altura, principalmente aqueles de difícil acesso. É muito comum em serviços como fachadas, galpões, podas de árvores, limpeza de caixa d’água, manutenções, pinturas de paredes, entre outros.

 

A segurança em Plataformas elevatórias

Por ser um trabalho realizado em altura, o risco é considerado elevado, o que exige cuidados e medidas específicas de segurança.

Assim, é preciso, além de priorizar a segurança do operador, desenvolver as tarefas com todo cuidado, o que é uma exigência legal em toda empresa. Desta maneira, separamos algumas dicas muito importantes para garantir o máximo possível de segurança nas Plataformas!

Separamos 5 dicas importantes para seguir com as Plataformas elevatórias:

DICA 1: Evite contato com outros equipamentos

É muito importante, antes de iniciar o trabalho na Plataforma, observar o local para ver se não existe nenhum outro equipamento que possa causar acidente. Essa atitude é importante, pois pode provocar acidentes graves com os trabalhadores.

DICA 2: Observe e avalie os riscos

Antes de iniciar qualquer trabalho em uma Plataforma, é sempre bom avaliar o local e ver se existem riscos. Assim, é possível definir as melhores estratégias para mitigá-los e evitar acidentes.

DICA 3: Analise a posição dos operadores

Para realizar movimentações em altura, ao operar uma Plataforma, é importante sempre observar os espaços de entorno e a posição dos operadores. Assim, você evita acidentes com a possível queda de objetos. Por isso, defina um espaço e afaste as pessoas das proximidades da Plataforma.

DICA 4: Faça manutenções periódicas na Plataforma

Ao alugar uma Plataforma elevatória, contrate uma empresa de confiança e confira se as manutenções da máquina estão em dia. Além disso, é sempre válido verificar se não há vazamentos, cabos soltos, revise os checklists e avalie se o equipamento está em perfeitas condições de uso.

DICA 5: Cuidado com os deslocamentos

Principalmente o deslocamento horizontal da Plataforma elevatória é um ponto que merece atenção. Portanto, tome cuidados e observe bem todas as direções antes de iniciar qualquer movimento, garantindo que não tenha obstáculos, estruturas ou pessoas no caminho.

Por fim, todo trabalho em altura exige treinamento nas Normas Regulamentadoras e noções de segurança, o que é fundamental para evitar acidentes. Portanto, sempre conte com o apoio de profissionais capacitados para a função e que tenham os devidos treinamentos para operar uma Plataforma elevatória.

Em nosso e-book deste mês, trazemos essas e outras dicas importantes sobre as Plataformas elevatórias. Clique aqui e acesse.

 Leia também: 
“Como evitar panes elétricas nas plataformas elevatórias”

Deixe uma resposta

Fechar Menu