Singular Plataformas

Como evitar as panes elétricas?

Como evitar as panes elétricas?

Como evitar as panes elétricas em plataformas elevatórias?

 Trabalhar em Plataformas elevatórias necessita de muita atenção e requer muitos cuidados do operador. Um desses cuidados é evitar que uma possível panes elétricas em plataforma elevatória ocorra, visto que os danos elétricos em uma Plataforma elevatória prejudicam muito o serviço, podendo até mesmo causar graves acidentes.

As panes elétricas em plataformas elevatórias podem ocorrer por diversos motivos, mas, apesar disso, a sua prevenção é simples.

Como surgem as panes elétricas em plataformas elevatórias?

Podemos citar três principais motivos do surgimento dos panes elétricas em  Plataforma elevatória:

1)  Desgaste natural da máquina: mesmo com manutenções preventivas, alguns problemas elétricos podem aparecer, então se faz necessário uma análise mais profunda e avaliar a troca de componentes como conectores, bobinas de contatores.

2)  Negligência da manutenção: realizar as manutenções preventivas é de extrema importância, visto que elas existem justamente para evitar qualquer problema com a Plataforma.

3)  Fatores externos: existem ambientes muito agressivos, como fundições, fertilizantes, que podem danificar cabos e conectores

Reconhecimento e cuidados a panes elétricas em plataformas elevatórias

Antes de iniciar qualquer trabalho em uma Plataforma elevatória, é necessário fazer uma inspeção com o intuito de localizar possíveis problemas na parte elétrica.

Desta maneira, é importante se atentar aos fios desencapados, ou desgastados, à fiação incorreta, à bateria suja; aos indicadores luminosos que não funcionam, a uma possível voltagem errada e aos dispositivos de segurança desativados. Uma boa checagem na máquina dá conta de localizar possíveis problemas.

Além disso, alguns cuidados devem ser feitos para evitar o surgimento de qualquer dano na parte elétrica. Alguns deles como realizar, com frequência, a limpeza nas baterias, tampas dos bocais e orifícios que não tenham proteção.

Isso porque, com o tempo, a bateria vai formando uma camada de zinabre, fruto da oxidação do cobre ou de ligas metálicas que possuem cobre. Esta crosta impede a passagem de corrente elétrica, podendo prejudicar o funcionamento da bateria.

Ao limpar, isole a bateria, começando pela retirada do pólo negativo e depois o positivo, limpe-a e lembre-se apenas de usar vaselina nos terminais, assim evita a corrosão.

Outro cuidado essencial é chamar um técnico para verificar a fiação, o funcionamento dos dispositivos de segurança, falhas de linhas de energia e qualquer outro componente da parte elétrica. Este cuidado você obtém mantendo a manutenção em dia.

Existem panes elétricas em Plataformas elevatórias que podem ser inevitáveis, afinal não temos o total controle dos ambientes externos. Contudo, com alguns cuidados simples de manter a manutenção em dia e a limpeza das baterias já ajuda a prevenir, permitindo uma maior vida útil da Plataforma.

Leia também: 
“A importância da manutenção preventiva “

Deixe uma resposta

Fechar Menu