Singular Plataformas

Inspecione o Local de trabalho

Inspecione o Local de trabalho

Inspecione o Local de trabalho.

Antes de Trabalhar em uma PTA (Plataforma de Trabalho Aéreo), ou como a nova atualização da NR18 PEMT (Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho), o operador precisa realizar alguns procedimentos de segurança, seguindo a orientação do manual e operação de segurança do fabricante, então continue lendo esse artigo para entender como este procedimento é feito.

 

Inspeção do Local de Trabalho, como é feito: 

Verificar as condições do solo, se ele é firme e nivelado, possui desníveis, é um aterro, está bem compactado, tem no local caixas de inspeção, bueiros, grades de escoamento de água e avaliar se aquele local foi projetado para o trabalho com este tipo de equipamento, uma Plataforma Aérea pode variar de 460kg até 25 Toneladas!!

Além do solo o operador deve abrir sua visão para 360º, tudo em sua volta é relevante observar, as estruturas, vigas, pilares, montagens de rede de combate a incêndio, calhas elétricas, encanamentos de produtos diversos, câmeras de vigilância, aparelhos de ar condicionado, tudo é importante observar, são os riscos aéreos.

O acesso que irá fazer com a PTA , se a largura do equipamento é compatível, assim como a altura.

Verificar quais são as outras frentes de trabalho que possuem aquele local, podem ser diversas, então a boa comunicação e o isolamento daquela aérea são de extrema importância.

E temos também os riscos já agregados ao equipamento: esmagamento, atropelamento, queda de material.

 

O clima adverso é outra condição aonde deve se evitar 100% do trabalho com Plataforma.

As plataformas não são isoladas, aterradas, não possuem nenhum dispositivo contra descarga elétrica, ou seja, se estiver com este equipamento todo elevado e um raio cair, você será o para raio da vez, irá receber toda a descarga elétrica, assim como aproximação de redes energizadas, aonde nem precisa encostar, basta entrar no arco voltaico para receber uma descarga elétrica.

Ventos são capazes de tombar uma plataforma, siga a orientação de segurança do fabricante. O operador deve ter esta percepção de risco, principalmente sobre brisa, vento, ventania, tempestade, etc, etc.

As plataformas de trabalho aéreo são os equipamentos mais seguros para trabalho em altura, dentro da sua demanda, por isso é importante saber exatamente qual PTA melhor lhe atende, seja desde uma manutenção em um telhado, poda de árvore ou uma pintura de uma fachada, o importante é seguir as regras básicas de segurança, ter o seu treinamento sempre em dia.

 

Tem alguma dúvida sobre os pneus, ou plataformas em geral? 

CLIQUE AQUI e entre em contato que nós te ajudamos! 

Temos outras notícias que você também pode gostar:

Deixe uma resposta

Fechar Menu