O que NÃO fazer ao manusear uma Plataforma elevatória

O que NÃO fazer ao manusear uma Plataforma elevatória.

O que NÃO fazer ao manusear uma Plataforma elevatória.

Para manusear Corretamente uma Plataforma elevatória, antes de tudo, temos que garantir a segurança e continuidade dos serviços e atendimentos sem erros e problemas que podem gerar pausas, ou até mesmo, colocar operadores em risco. 

Nesse artigo vamos listar o que você NÃO deve fazer e o que é necessário para garantir a sua operação sem erros.

1 – Operadores não treinados para manusear Plataformas

O operador da Plataforma elevatória deve, obrigatoriamente, possuir o treinamento adequado para a utilização do equipamento. Operadores não habilitados podem gerar risco para a operação. 

Também chamadas de NRs, os treinamentos essenciais devem ser constantemente atualizados e mantidos em ordem com as normas de segurança do trabalho, todos os operadores devem estar atualizados com o treinamento para evitar erros e possíveis acidentes durante a operação.

2 – Escolhendo a Plataforma errada

A Plataforma escolhida para sua operação deve ser adequada às normas e disponibilidades que seu atendimento necessita, o tamanho, largura e altura da Plataforma devem ser levadas em conta na hora de escolher o modelo. 

Com alcances variados, motorizações elétricas ou a combustão e modelos com diferentes propostas, o mercado está pronto para atender o que for preciso e você deve saber escolher o equipamento certo para garantir sua operação.

3 – Não verificar todos os EPI’s

Também chamados de EPI’s, os equipamentos de proteção individuais devem estar em dia e serem testados antes da Plataforma estar em operação. A lista de equipamento de segurança inclui cintos de segurança, botas de segurança, coletes refletivos, capacetes com jugular, luvas, protetores de ouvido entre outros.

4 – Não respeitar a operação

Durante a operação, a Plataforma e seu uso devem ser respeitados, o espaço necessário para o uso da mesma deve ser mantido livre e o uso das funções de segurança devem ser mantidos independente do modelo da Plataforma ou do atendimento sendo realizado. 

5 – Não realizar o check-list pré-operacional 

Com esse check-list conseguimos fazer uma verificação de todas as funções críticas e se as mesmas estão em perfeito estado de funcionamento antes de iniciarmos a operação. Dentro do checklist temos: 

✅Checagem do nível de bateria;

✅Chegar freios;

✅Checar equipamentos de segurança;

✅Checar deslocamento frente e ré;

✅Checar sistema de direção; 

✅Checar alarmes de nivelação e nivelamento.

Agora que tem essa informação em mãos, não esqueça de verificar todos os pontos acima para evitar qualquer problema durante seu dia de trabalho!

Nos siga no instagram!

Leia também: “Treinamento constante garante agilidade e segurança”