Singular Plataformas

O que é EPC? E porque ele é essencial?

O que é EPC? E porque ele é essencial?

O que é EPC? E porque ele é essencial para trabalhos em altura?

Você já ouviu falar do EPC? 

Com certeza, você já deve ter ouvido falar muito em EPI nas empresas, certo? EPI significa “equipamento de proteção individual” e tem a função de proteger um funcionário durante a realização dos seus serviços.

O EPC a princípio é tão importante quanto o EPI, o EPC é o equipamento de proteção coletiva, visto que não é necessário proteger apenas o funcionário, mas também o em torno do local de trabalho.

Do mesmo modo, são considerados EPCs os cones e fitas de sinalização, grade metálica dobrável, corrimão, dentre outros.

Os EPCs são importantes, principalmente, no trabalho com máquinas grandes. Eles servem, além de proteção, como sinalizadores e é importante que todos estejam avisados ao realizar o isolamento da área. Desta maneira, só estará perto quem realmente é treinado para mexer com o maquinário. 

É primordial garantir a segurança de todos que estão realizando trabalho em altura é fundamental. Do mesmo modo que o uso de maquinários que permitem maior segurança, como as Plataformas elevatórias, quanto o uso de EPIs e EPCs. 

Nunca se esqueça de fornecer os melhores equipamentos para a sua equipe!

O uso conjunto de EPC e as famosas EPIs

Quando falamos de trabalho em altura é essencial saber que é imprescindível a necessidade de EPIs, que são equipamentos de proteção individual utilizados pelo trabalhador durante a execução de um serviço.

Sobretudo o objetivo da utilização da EPI é fazer a proteção individual de cada trabalhador durante a execução do serviço.

 

Confira abaixo as principais EPIs para o trabalho em altura:

  • Cinto de segurança tipo paraquedista
  • Talabarte 

Primordialmente o fornecimento de EPC, por parte da empresa, e o seu uso, por parte do colaborador, são obrigatórios, afinal, o trabalho precisa sempre ser feito com o máximo de segurança. 

Contudo, isto ocorre com qualquer serviço que possa apresentar um risco, desde hospitais até na construção civil. Obviamente, isto não seria diferente para o trabalho em altura, o tema que vamos abordar neste artigo. 

Veja mais:

4 dicas para a segurança no trabalho em altura 

EPI para trabalho em altura: o que você precisa saber 

Deixe uma resposta

Fechar Menu